domingo, 15 de outubro de 2017

Vencendo a ansiedade e o estresse

Lá nos primórdios, quando ainda morávamos em cavernas, nós humanos éramos presas. Existiam animais como hienas que tinham tamanhos gigantes, ursos entre outros animais que caçavam-nos. Claro, era outro ambiente.

Os tempos são outros, não vivemos mais em cavernas no meio da floresta escura, cercados de predadores famintos e com isso, não somos mais presas. Porém, ainda vivemos muito alertas. Percebendo a nossa volta os que querem nos comer.

Certamente que como o tempo e o ambiente é outro, não são animais ferozes que querem nos devorar. Nem seria certo dizer que são humanos canibais ou até mesmo que no mundo, as pessoas querem acabar com seus semelhantes. Normalmente eles nos querem bem, não é mesmo?



Mas já que o ponto aqui é sobre ansiedade, neste mesmo meio em que vivemos, nos sentimos assim em perigo, como nossos antepassados. E levando para um lado diferente. Podemos dizer que diante de tamanha ansiedade, tendemos a usar a ansiedade para nos sabotar. 

Por falar em auto sabotagem, tem um artigo importante que gostaria que você desse uma lida. Neste site.

Isso mesmo, usamos nossa ansiedade para travar nosso próprio desenvolvimento e sucesso. Mas vamos com calma!

Vamos pensar um pouquinho em como reverter isso?


Respirar profunda e vagarosamente. Por mais simples que pareça, esta ação faz nosso sistema nervoso receber a informação que pode relaxar e se acalmar. Já ouviu falar nisso, certo?

Pois é. A respiração é uma boa comunicação com o sistema nervoso. E diz para ele que pode “baixar a bola”. E você pode ter certeza que funciona muito bem. Sabe o porquê?

Porque quando respiramos profundamente, o movimento do diafragma avisa ao cérebro que não estamos em perigo podemos relaxar.

É uma questão de contato e comunicação entre os sistema nervoso simpático com o sistema nervoso parassimpático. Eles se comunicam e avisam que não estamos em um momento de fuga ou luta!



Interessante, não?

Já ouviu falar em terapia da exposição? Funciona assim. A partir de uma situação que você tem medo, você se expõe a ela e aos poucos, claro, vai se familiarizando. Por exemplo. Não gosta de falar em público? Fica descontrolada em uma negociação? Use esta respiração profunda, vagarosa, mexendo bem o diafragma e você vai se “acostumando” a esta exposição e que se sente desconfortável.

Logicamente que isto é feito de maneira gradativa. Não vá para o alto de um prédio se você tem medo de altura. Enfrente seus medos ou receios gradativamente. Ou de preferência, com acompanhamento de um profissional.

Por exemplo, se seu medo é de cachorro, permita-se apreciar um cachorrinho filhote brincar. Mantenha uma distância confortável. Até que você consiga interagir com o filhote. Não comece com um cão adulto, destrambelhado. Siga passo a passo em sua conquista.

(Artigo dividido em 4 posts. Acompanhe)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Treine viver sem ansiedade

Última parte. Acompanhe desde a primeira postagem. Vamos treinar isso? Quando estiver em casa, no final de um dia normal, liste coi...